

Jesse Rodriguez Cardoso
Psicólogo clínico - CRP 07/33956
Telefone
(51) 98434-3802
Localização do consultório
Bairro Cidade Baixa, Porto Alegre, RS.
Sobre Mim
Olá.
Uma característica que atravessa o meu trabalho é o acolhimento. Independentemente de quem você seja, desejo que esta página possa te oferecer um primeiro espaço de cuidado, e que apresente um pouco da potência do meu trabalho em saúde mental. Seja bem-vindo(a/e).
Meu nome é Jesse Cardoso, sou psicólogo clínico, escritor e palestrante. Sou mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e realizo atualmente meu percurso de formação em psicanálise na Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA).
Tenho dupla nacionalidade — uruguaia e brasileira — sendo o espanhol minha língua materna. Atendo presencialmente em consultório localizado em Porto Alegre, no bairro Cidade Baixa, e também na modalidade on-line, para pessoas de outras cidades.
Sou fundador do projeto “Psicologia Decolonial” (@psicodecolonial), um espaço dedicado a refletir criticamente sobre a Psicologia, buscando ampliar a visibilidade de saberes e experiências historicamente marginalizadas e tensionar os limites de uma formação ainda marcada pelo eurocentrismo.
Meus interesses transitam entre a psicanálise, a literatura, a escrita terapêutica, as filosofias, as espiritualidades, a música, o cinema, as artes marciais, o yoga e os estudos das ciências sociais e da antropologia — campos que atravessam e enriquecem minha escuta clínica.
Publiquei recentemente meu primeiro livro, “Era uma vez Rogério: descortina-ação da urbe de um psicólogo periférico”, no qual construo uma narrativa ficcional com referências autobiográficas. A obra propõe uma cartografia de Porto Alegre a partir da experiência de alguém que se forma psicólogo vindo da periferia, buscando dar visibilidade às múltiplas cidades e aos diversos modos de existência que compõem os territórios geográficos e subjetivos.
No livro, assim como na clínica, sustento uma crítica às perspectivas hegemônicas da Psicologia e proponho uma escuta capaz de acolher a pluralidade do sofrimento humano — especialmente daqueles que se encontram à margem das normatividades sociais, seja por questões de gênero, sexualidade, raça, classe, território ou deficiência.
Minha abordagem
Minha prática clínica é orientada pela psicanálise, articulada a uma perspectiva decolonial, que considera o inconsciente como constitutivo do sujeito e, ao mesmo tempo, reconhece a dimensão histórica, social e política do sofrimento psíquico. Trata-se de uma escuta que valoriza a singularidade, os saberes plurais e os modos diversos de existir.
Experiência Profissional
Psicólogo clínico
Mestre em Psicologia Social
Formação em Psicanálise
APPOA
Estagiário em Psicologia CAPS AD
Estagiário em Psicologia
Clínica
Estagiário em Psicologia
Jornal Boca de Rua
Atuação clínica em consultório particular, com atendimentos presenciais e on-line. Nesse período, venho acompanhando adolescentes, adultos e idosos em seus processos de cuidado em saúde mental.
Desde janeiro de 2021.
Realizei meu mestrado no PPG em Psicologia Social e Institucional da UFRGS. Nesse percurso, investiguei de que forma a colonialidade atravessa a construção de narrativas que desumanizam pessoas em situação de rua, tomando como referência minha experiência junto ao Jornal Boca de Rua, em Porto Alegre.
Esse trabalho me aproximou das experiências de violência naturalizadas em nossa sociedade, assim como das formas de resistências e invenções produzidas por essa população. A pesquisa também aprofundou minha compreensão sobre o trauma e seus efeitos subjetivos.
Mestrado concluído em 2023.
Realizo meu percurso de formação em psicanálise na Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA), uma formação sistemática voltada para a clínica psicanalítica. Esse percurso propõe um aprofundamento nos fundamentos da psicanálise, a partir da leitura de Freud, Lacan e de autores contemporâneos, articulando clínica, cultura e os impasses do nosso tempo.
Trata-se de um processo formativo que convoca não apenas ao estudo teórico, mas também a uma implicação ética com a prática clínica.
Início em 2025.
Estágio clínico com foco no cuidado de pessoas em sofrimento relacionado ao uso de álcool e outras drogas. Atuei em atendimentos individuais e grupais, acompanhamento terapêutico, visitas domiciliares e ações no território por meio do CAPS na Rua, articulando o cuidado com a rede de saúde e assistência social. Durante 2019.
Estágio clínico realizado no Instituto do Desenvolvimento Humano (IDH), com orientação no psicodrama. Atuei em atendimentos individuais e grupais com crianças e adolescentes no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Santa Anita. Durante 2018.
Estágio realizado no Jornal Boca de Rua, projeto de comunicação feito por pessoas em situação de rua. Participei de espaços de escuta grupal e da construção coletiva de narrativas. Experiência fundamental para minha formação clínica, ética e política, ao aproximar a Psicologia das realidades vividas nas ruas da cidade.
Durante 2017.






